Ventos de Mudança

O mundo do basquetebol esta desde do início da actual temporada da NBA, a procurar superlativos para Steph Curry. Estes estão esgotados assim como a paciência dos treinadores da NBA, por não encontrarem a melhor forma de conter Steph Curry. Impedi lo de deixar a sua genialidade, pintada na tela em cada jogo, meus caros lamento ter de afirma lo mas é impossível!

Adolph Rupp histórico treinador da Universidade de Kentucky, entre 1930 e 1972. Deixou legado impressionante, o actual pavilhão da equipa dos “Blue Devils” tem o seu nome. Em 1966, questionado sobre se os negros iram mudar o basquetebol com a sua capacidade atlética. Afirmou que o jogo não ia mudar em nada, a bola continuaria a ter de entrar no cesto para contar. Verdade absoluta!

Stehp Curry consegue provar que a forma como a bola entra também conta. Os mais puritanos do jogo, estrategas, mentes brilhantes da metodologia do treino estão a repensar tudo o que ensinaram até agora. Que a NBA é para os super atletas, que uma equipa para vencer o seu base não pode ser o melhor marcador. Ora vejamos Curry, é o melhor lançador da história do jogo, nada atlético, melhor marcador da equipa com o melhor registo dos últimos 20 anos. Podemos dizer que os tempos são outros e que antes é que era, que as regras são diferentes e não permitem o contacto físico, e apenas promovem o espectáculo.

Este domingo de manhã, enquanto comia os meus cereais integrais com mel e iogurte magro( sim fiz a descrição). Analisei o jogo, vi os números e senti me afortunado mais uma vez. Segui atentamente o fim de uma era, Magic Johnson e Larry Bird, fui influenciado pelo melhor de todos, Michael Jordan. Vi outros tomarem de assalto a liga com irreverência, Kobe e Allen Iverson, vi o poder de Shaquille O´Neal transformar homens em meninos, ou Lebron com um físico de Karl Malone, jogar como se de um base se tratasse. Agora vejo um este rapaz que foge de tudo o que já vimos, a mudar o jogo, sim minha gente a mudar o jogo.

Sábado o confronto entre dois bases que são a antítese um do outro, provou que o vento de mudança é uma realidade. O Poder físico e atlético de Russ contra técnica absolutamente incomparável de Curry. Um jogo de alta intensidade, com momentos tensos e dúvida até ao fim, até que Steph Curry passou o meio campo driblou e como se o cesto estivesse a 3 metros lançou… e entrou. Não foi má defesa, não foi sorte, mas sim algo que me fez sorrir.

Calma, não estou a dizer que Curry será o melhor de sempre, mas como aqueles que referi antes ele esta a mudar percepções do jogo. A NBA precisava de algo assim, ele esta influenciar uma geração, ele assim que pega na bola já é uma ameaça. Nem no túnel o adversário esta a salvo. O seu lançamento e a forma como ele o cria, deixam qualquer defensor ou estratégia defensiva sem resposta.

Estes ventos de mudança, não são previsão de tempestade mas sim de mudança claro do jogo e ele é o molde. Temos sorte por assistir ao que Curry nos oferece a cada jogo, se não se importarem vou bater palmas de pé porque é merecido.

Fadeaway 8 out

 

Standard