Tempestade a camiho

Euforia, êxtase, planos de vitória antecipada e ilusão de completo domínio. Estes eram alguns dos estados de espírito da equipa dos Cavaliers, ao celebrar o título da conferencia de Este. Vi esse exagerado e desajustado momento de felicidade como sinal de problemas a chegar. No entanto não vou entrar na festa de bullying contra Lebron James, por muito que esse seja o tema de momento.                              

O jogo 2 expôs as fraquezas anímicas da equipa de Cleveland, essas celeberçãoes demonstraram uma equipa satisfeita com uma simples subida de um degrau e não esfomeada para atingir o topo. Lebron James parece estar mais só a nível competitivo na actual final, referi em 2015 que foi uma bênção disfarçada a lesão de Kevin love e a de Kyrie Irving. Lamentavelmente essa realidade confirma se passado 1 ano e de forma contundente. 

As dúvidas estão instaladas e de barriga cheia em Cleveland, alimentadas por uma equipa sem identidade e que ainda não aprendeu a vencer. Esse processo é tortuoso, cheio de obstáculos, com o conflito entre a fome descontrolada de vencer e a vontade de comer. Sabemos que por vezes esse processo deixa um rasto de vitimas, os que se contentam com pouco. Neste caso Lebron é vitima de constantes comparações com os grandes, que trilharam e iluminaram o caminho para o Olimpo da NBA, este é um factor extra de pressão. Isto não significa que vamos iliba lo de responsabilidade, de modo algum. A sua liderança esta a ser posta em causa, e os sinais de distanciamento entre os colegas são evidentes. Fotos em redes sociais não chegam para disfarçar que a tempestade esta mesmo a chegar.

Vencer exige sacrifícios a todos os elementos de uma equipa que busca o sucesso. Em Miami Chris Bosh chegou como estrela e jogador dominante vindo de Toronto, Wade já era um dos melhores da liga. Estes dois jogadores já tinham créditos firmados, e sacrificaram os seus números para que Lebron James os guiasse até vitória. Esse é um passado que parece demasiado distante, ou como se de um sonho que parece realidade, mas depois o despertador traz a realidade de forma rude. Kevin Love e Kyrie Irving não parecem saber o caminho para o sucesso, será apenas por inaptidão ou falta de liderança? Os Cavs têm a resposta.

A atmosfera de sucesso que reina na equipa dos Warriors, pode ser uma faca de dois gumes pretendo ver se é uma equipa com a ganância de vitórias, ou satisfeita com o repasto até agora. O seu domínio é evidente e irrefutável, ao mesmo tempo tudo isso pode servir como factores inebriantes limitando os no caminho para o sucesso. Até serem testados caminham calmamente para um título com um selo de excelência e repleto de feitos incríveis. 

 Creio que a esperança para Cleveland vai aparecer, após dormir nas suas camas, receber o carinho das suas famílias, brincar com os seus filhos. o facto de  treinar e jogar no seu pavilhão, os Cavs vão conseguir mostrar algo mais, esta final ainda poderá até ter uma reviravolta… não estou a ser irónico.

Dificilmente será um passeio de 4-0 para os Golden State Warriors, mas as nuvens estão muito carregadas em Cleveland e um tornado vindo de Oakland poderá destruir uma equipa com fundações de papel.

A história da NBA fascina me e sempre o fez, creio que esta final irá acrescentar um novo capitulo a este fascínio.

Fadeaway8 out!

NBA-Finals-Logo--Real-Trophy-psd60020

 

Standard

Deixe um comentário