Silêncio para quê?

Estes são sem dúvida tempos interessantes, temos plataformas de informação e comunicação ao nosso dispor como nunca antes. Partilhamos com todos o que comemos, o que compramos, para onde viajamos.

Passámos a viver para a validação de outros, como se esse fosse o factor decisivo para a aceitação social. É no entanto um direito de todos, fazemos o que queremos, e partilhamos com quem queremos.

Sempre acreditei, que quando escolhemos o silêncio em momentos em que a nossa voz é solicitada. Permitimos que outros falem por nós. A sua narrativa passa a ser a nossa, as nossas conclusões caem no vazio e assumimos as que nos são impostas e sem questionar. O silêncio de conveniência e subserviente, causa realidades deturpadas e inconvenientes.

É no mínimo perturbador, quando vejo que a maioria assume que as questões raciais em Portugal fazem parte de uma passado distante. É perturbador constactar conformismo daqueles que podem falar pelos que estão amordaçados. Esse silencio sem dúvida cria mais questões, que a mentalidade de quem nunca sentiu na pele o que é o preconceito. Descobrimos que aqueles que têm como tarefa proteger as ruas, vêem o mundo a duas cores e como o touros que atacam o vermelho, eles escolhem como inimigos, aqueles que lhes foram indicados ao longo das suas vidas.

Não sou fã de touradas, mas demasiadas vezes senti-me na arena prestes a ser atacado.Vamos para as ruas e mostrar a nossa revolta? Queimar contentores e partir vidros? Esse é um caminho que condeno de forma clara, e nada de positivo traria. Alguns podem fechar os olhos, virar as costas a essa realidade, dizer que são aceites por todos. Que esse problema não é seu, essa guerra não se vence, que isso só existe em países como os Estados Unidos. Não podemos ter receio de tentar despertar aqueles que estão ao nosso redor. Não podemos permitir que o nosso passado sirva de trilho para encontrar o futuro.

É verdade que não irei mudar mentalidades com isto, esse não é o meu objectivo. digo-vos apenas que pelos nossos filhos… o silêncio não é e jamais será opção.

Fadeaway8 out!

Standard